Quarto da Maria
Porto Alegre, RS
Ano: 2022
Fotos: Yuri Panichi
O quarto da bebê Maria foi pensado com muito carinho e emoção em cada detalhe. A Maria é a primeira filha da arquiteta Fernanda Henckel, do 6mm Arquitetura, e foi muito desejada pelos papais.
"Queríamos que no quarto tivesse o berço, poltrona confortável para amamentação, cama de apoio, trocador e roupeiro." Porém o quarto tem apenas 10,00m² então optamos por uma cômoda grande que funciona como trocador e também para armazenar as roupas, visto que nos primeiros anos de vida as roupinhas são pequenas e podem ser guardadas em gavetas tranquilamente. Nesta cômoda, fica tudo a mão: fraldas, pomadas, roupinhas e calçados. Super prático!
A idéia é que o quartinho vá se modificando conforme o crescimento da criança. O bercinho tem três estágios até virar uma caminha.
A cama de apoio além de acomodar os pais nas madrugadas, também pode ser usada como sofá e, mais tarde, como a cama da criança. Além disso é uma cama baú, onde são armazenadas cobertas, travesseiros, pacotes de fraldas extras, enfim, itens que não precisam ser acessados no dia a dia. Ao lado da cama também temos um baú menor que também serve como mesa de cabeceira.
O quadro com telhados de Amsterdam foi comprado pela arquiteta em uma viagem sem saber onde usaria. Ficou alguns anos guardado e quando começou a projetar o quarto lembrou dele e então se transformou no ponto de partida para a decoração do quartinho. O arco íris de metal e penas foi presente de uma amiga e conversa muito bem com o cordão com as fases da lua que fica na parede junto ao berço. Os quadrinhos na parede da cômoda são poemas feitos para o pai da Maria pela avó dele que morou nesta mesma casa.
A cabeceira de gomos revestida em tecido bouclé, os rolinhos de proteção do berço e trocador, com estampa pied de poule bege, e a marcenaria em tom de carvalho natural compõem a paleta de cores do ambiente.