Cadastra (Sede Porto Alegre)- Empresa de tecnologia e comunicaçāo.
Projeto: 6mm Arquitetura + Corteo Arquitetos
Porto Alegre, RS
Ano: 2019
Fotos: Marcelo Donadussi
O projeto dessa agência de marketing digital foi desafiante desde a contratação através de um concurso interno, onde o desafio era propor um conceito para reinventar um pavimento inteiro de um prédio corporativo, integrando os 700m² existentes com 500m² de novas áreas, unificando a linguagem e cumprindo rigorosamente o orçamento disponível.
A composição do projeto partiu do conceito de criar um lugar onde as pessoas se apaixonem simplesmente por estar, onde a dinâmica que movimenta a agência seja uma constante também no ambiente, e onde as experiências reforcem a energia criativa do ambiente. Um lugar de encontros, onde a empatia reforce os vínculos e permeie as relações e onde cada um possa ser a melhor versão de si, para se desenvolver, crescer, inspirar e gerar valor. Um lugar onde o trabalho fica leve, o sorriso é mais constante e poder se perguntar ‘’por que não?’’ ou ‘’e se...’’ torne-se um jeito divertido de reinventar a rotina. Na prática, esses valores que estão do DNA da empresa se refletem nos espaços dinâmicos, móveis versáteis, luzes e cores na medida, percursos pensados para agilizar, mas especialmente para unir.
Todo o projeto estrutura-se a partir de um eixo principal de circulação que une a empresa de ponta a ponta. No coração desse eixo fica um auditório multiuso que além de estruturar todas os espaços serve como sala de treinamentos, área de descompressão, sala de reuniões e até mesmo estação de trabalho. O fechamento que pode tanto isolar quanto integrar é feito com portas de vidro de correr com película laranja, que traz vida e cor ao ambiente, e reforça a marca da empresa. Como a agência tem um “jeito de ser" bem jovem e despojado, as bancadas não possuem lugar fixo, o diretor e o estagiário podem sentar lado a lado. Assim, o projeto foi todo pensado para possibilitar o máximo de movimento e dinamismo, e esse conceito de mobilidade permeia todo o mobiliário, que possui na maior parte rodízios e pode ser adequado do jeito que a ocasião exigir. Nas superfícies, utilizamos texturas, grafismos no piso, e materiais alternativos como telhas metálicas que são marcantes e reforçam a linguagem descolada do projeto. O forro existente foi removido, e a laje aparente e todas as instalações foram pintadas de branco, o que além de deixar tudo mais prático e acessível, aumenta o pé-direito, a luminosidade e o conforto das áreas de trabalho. A iluminação também foi pensada com simplicidade, eficiência e design, formando um zig zag de tubulares led pendentes sobre as estações de trabalho.
Para completar o projeto, transformamos um rooftop que praticamente não era aproveitado num grande espaço de convivência com mesas, bancos, toldos e árvores. Um lugar para trabalhar, para descomprimir, para curtir as visuais da cidade e da praça em frente, e acima de tudo para reenergizar.
Movimento, dinamismo, leveza e alegria.... Tudo isso também é trabalho por aqui!